08/04/2013

Alianças quebradas


Porventura não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.

Jeremias 7:17-18

A adolescência é uma fase cuja tendência é permitir que algumas de nossas decisões sejam influenciadas pela pressão social, pela necessidade de aceitação, pela empolgação do momento e não por uma análise racional sobre as possíveis consequências das nossas decisões. Nesta fase ainda não amadurecemos emocionalmente. O diabo sabe disto e tenta nos prender a sentimentos ainda fora do nosso controle, usando esquemas de fascinação irresistíveis para quem não amadureceu.

Veja, por exemplo uma grande quantia de adolescentes escravizada pelo vício, mas não admite esta escravidão. Provavelmente foram levados pela sua impulsividade, quando a sua capacidade de raciocínio estava afetada pelo uso contínuo das drogas. 

Decisões irracionais ou precipitadas deixam sequelas na mente e no corpo. Inúmeras células cerebrais são destruídas, sem que haja a menor possibilidade de recomporem.  A capacidade de discernimento e as reações podem ser profundamente afetadas, e isto é para sempre, a menos que ocorra um milagre.
 
Durante a sua juventude espiritual, Israel assinou alianças e pactos com Deus, sem pensar nas responsabilidades que isto implicaria e sem avaliar se estava realmente inclinado a cumprir a sua parte do contrato. No meio do caminho foi atraído por outras propostas e abandonou o seu Deus, embora, por motivos de consciência, preservassem o formato religioso. É provável que estivessem controlados pelo vício de uma religiosidade cheia de adrenalina e foguetório litúrgico sem conteúdo ou fundamento.

Tantas quantas foram as renovações destas alianças, foram o número de suas quebras. Jeova promete, nesta profecia, que vai costurar uma aliança futura, sua validade será eterna, pois não mais se baseará na palavra de seres humanos, mas na palavra de Deus. O coração do crente será refeito, recebendo capacitação do alto para cumprir suas promessa. É o sopro do Espírito sobre toda a carne.


Jesus te ama e eu também
 
Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.