27/08/2013

Será que a pregação agradou o povo ......


Fazer conhecida a palavra do senhor pelo povo foi o que motivou Malaquias enquanto escrevia este livro. Ele sabia, porém, que não estava ali para proporcionar entretenimento ao seu povo, mas para guiá-los por veredas seguras, mas nem sempre posicionados na primeira classe, com todas as mordomias incluídas.

A palavra que Deus manda pode não agradar a quem ouve, visto que confronta, adverte e reprova. A coceira do ouvido do povo parece ser aplacada apenas quando ouvem o que quer e gosta. A demanda tende a fortalecer auditórios que fazem com que as pessoas se sintam bem e a tendência dos grupos religiosos é satisfazer esta demanda.

Nem sempre a mensagem de Deus é pregada com total isenção, visto que o seu próprio transmissor pode se sentir incomodado por ela e não se agradar dos seus possíveis efeitos.

Escritores sabem que ao tocarem de forma muito incisiva em pontos nervosos, poderão incomodar gente grande, capaz de influenciar e até mesmo decidir sobre o que devem ou não devem ler. Isto diminuiria sensivelmente o seu retorno financeiro. Mamon (amor ao dinheiro) está por detrás deste tipo de motivação e já conquistou o seu lugar em muitos púlpitos.

A mensagem do evangelho, passa por muitas mãos e ouvidos, impuros, inclusive por mãos e ouvidos implacáveis, insensíveis, soberbos, amorosos misericordiosos, interesseiros, desprendidos e mãos, mentes, corações e lábios indulgentes, longânimos, cobiçosos, dominadores, sendentos por poder e adulação, etc, etc, etc.

A mensagem sai pura do coração de Deus e carregada de boas intenções, mas somos nós os seus transmissores. A dose certa de todos estes ingredientes é pesada pelo Espírito Santo em nossos corações. Alcançar a isenção total é impossível para nós, assim como é impossível um camelo passar pelo buraco de uma agulha, mas o que é impossível aos homens, é possível para Deus.

Nossa oração deve ser como a letra de uma canção que diz: "Dá-me um coração igual ao teu, meu Mestre".

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.