06/10/2013

Disfunção familiar

Gênesis: 2. 22, 23. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus modelou uma mulher e a conduziu até ele. Então exclamou Adão: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porquanto do ‘homem’ foi extraída”.

Adão e Eva tiveram uma família funcional, que mais tarde se tornou disfuncional. Nem tudo que começa bem, termina direito. Obviamente a queda deste casal foi a causa deste desvio e ainda hoje as desarrumações familiares são causadas pelos desvios e escorregões que nos fazem abandonar o plano de Deus para o funcionamento do lar.

Vários lares habitados por personagens bíblicos importantes sofreram difuncionalidades momentâneas ou permanentes. Adão experimentou uma disfunção que marcou a sua família e o resto da humanidade para sempre. Houve uma tal divisão entre seus filhos que chegou ao ponto de se transformar em homicídio.

Gênesis: 27.24-27. Isaque ainda questionou mais uma vez: “Tu és mesmo meu filho Esaú?” Ao que ele respondeu prontamente: “Sou!” Então lhe ordenou: “Meu filho, serve-me, portanto, e que eu coma da caça de meu filho, a fim de que minha alma te abençoe!” Ele o serviu e Isaque comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu. Então seu pai Isaque lhe pediu: “Aproxima-te e beija-me, meu filho!”. Ele se aproximou e beijou seu pai que, ao sentir o cheiro das roupas de Esaú, abençoou Jacó, proferindo: “Ah, o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo fértil abençoado por Yahweh, o SENHOR!

Jaco e Isaque protagonizaram uma outra peleja, onde as armas foram a mentira e o engano por parte de um filho, e inveja, ódio e amargura por parte de outro. Isaque cometeu erros de mal funcionamento como pai ao cultivar o mau costume de dar a um de seus filhos um tratamento preferencial.

Neste caso vemos uma disfunção familiar se transformar em bom funcionamento, logo em seguida ao reencontro, ao abraço e ao perdão liberado após vinte anos de deconstruções.

Anotações da mensagem de hoje na Igreja Evangélica do Maracana.
Pr Marcos Shimizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.