02/04/2014

Terremoto e Tsunami no Chile

Moradores são retirados de zona de risco

Alerta para tsunami foi cancelado nesta manhã.

O Estado de S. Paulo

Veja alcance do terremoto nesta animação :

http://blogs.estadao.com.br/radar-global/video-animacao-mostra-impacto-de-tsunami-no-chile/

(Atualizada às 09h29) SANTIAGO -  Ao menos seis pessoas morreram após o terremoto de magnitude 8,2 que atingiu o norte do Chile na noite de terça-feira, 1. Ondas de quase dois metros atingiram a costa do país. Segundo o governo chileno, 900 mil pessoas foram retiradas de zonas costeiras vulneráveis a tsunamis. A cidade de Iquique foi a mais afetada pelo abalo. Ao menos 20 réplicas de terremoto foram sentidas nas últimas horas.

Destruição. As províncias de Arica, Parinacota e Tarapacá são as mais afetadas. Em Iquique, ao menos 300 detentos fugiram de uma prisão de local após o tremor destruir parcialmente o centro de detenção local.

As ruas do centro da cidade  estão cheias de cacos de vidro em razão do rompimento de muitas vidraças e janelas. As emissoras de TV do país também reportaram a destruição de algumas casas e a interdição de algumas vias devido às rachaduras e aos deslizamentos de terra.

Um desses deslizamentos soterrou um automóvel, mas seus ocupantes conseguiram se salvar a tempo, segundo relatos da pessoa que os resgatou. Em uma das enseadas de Iquique, pelo menos 140 embarcações pequenas foram destruídas pelas ondas, que chegaram a atingir um dos terminais de ônibus.

Muitas pessoas informaram através das redes sociais que várias crianças se perderam de suas famílias durante o processo de retirada. As fotos de várias delas foram divulgadas em redes sociais para que sejam localizados e levados até as delegacias ou entregues aos membros do Exército que já patrulham as ruas de Iquique.

O Chile é um dos países mais propensos do mundo a terremotos. Um tremor de 8,8 graus, seguido por um tsunami, na região central em 2010 matou mais de 500 pessoas, destruiu 220 mil casas e varreu portos e resorts. O mais forte terremoto já registrado também ocorreu no Chile - um tremor de 9,5 graus em 1960 que matou mais de 5 mil pessoas. / AP, EFE e REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.