03/08/2017

Como esconder motivos reais atrás de alegações falsificadas. Estudo em Juízes 12

“Então, foram convocados os homens de Efraim, e passaram para Zafom, e disseram a Jefté: Por que foste combater contra os filhos de Amom e não nos chamaste para ir contigo? Queimaremos a tua casa, estando tu dentro dela.”

Juízes 12:1


A tribo de Efraim desafiou os gileaditas para a guerra, aparentando estarem magoados por serem deixados de lado na guerra contra os amonitas. O simples fato de desafiarem seus próprios irmãos para a guerra, já denunciava que suas justificativas eram falsas. Jefté, argumentou, alegando ter convocado sim, mas não foi auxiliado. Ora, A tribo de Gileade foi alocada do lado oriental do Jordão e estava mais expostas aos inimigos do que as demais tribos, que atravessaram o Jordão. É possível, que a verdadeira causa desta disputa, fosse porque a tribo de Gileade, separada, por um rio, das demais tribos, ficou fora das lutas pela conquista da Terra Prometida. Havia um certo sentimento separatista entre eles. Até o sotaque era diferente e foi usado como arma contra o exército de Efraim.


“Porém os gileaditas tomaram os vaus do Jordão que conduzem a Efraim; de sorte que, quando qualquer fugitivo de Efraim dizia: Quero passar; então, os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? Se respondia: Não; então, lhe tornavam: Dize, pois, chibolete; quando dizia sibolete, não podendo exprimir bem a palavra, então, pegavam dele e o matavam nos vaus do Jordão. E caíram de Efraim, naquele tempo, quarenta e dois mil.” (v. 5,6).


Muitas vezes escondemos nossas intenções mais sórdidas por detrás de justificativas que servem apenas para esconder nossas reais intenções. Queremos eliminar quem nos faz sombra, mas não admitimos estarmos possuídos por ódio, inveja ou amargura. Aí tentamos enganar a nós mesmos usando uma capa bordada com imagens capazes de mostrar um falso zelo por algo, que se pareça com justiça. 


Nesta história, a tribo de Efraim alegou que ao declarar uma guerra contra os Amonitas, sem consultar seus irmãos do outro lado do Jordão, os Gileaditas iniciaram um movimento separatista. Isto seria digno de uma severa punição de ordem militarista. No entanto, o verdadeiro motivo era o ódio. Esta malfadada batalha entre irmãos semitas nos incita a admitir e não a esconder nossas reais motivações, confessá-las e purificar nossa alma do mal.


Seria uma admissão de incompetência admitir, que um membro da tribo de Gileaditas fosse considerado como um dos dirigentes da nação. Você já participou de alguma tramóia com alegações aparentemente justas? Lembre-se de que, nem sempre, nossas alegações correspondem a verdade.


Ubirajara Crespo 


#falsidade #falsozelo #lutaporpoder #motivacoes #Bíbliadeestudo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.