24/02/2018

Andando na corda bamba?

Este salmo mostra um rei derrubado pelo pecado, em queda livre para dentro de um poço construído em seu próprio coraca. Foi por amor, deve ter dito, como se o amor justificasse atos insanos, e construísse um caminho alternativo entre o certo e o errado.

Davi, porém, não poupou palavras nem amenizou os pejorativos usados para descrever a escuridão de sua alma. Ele sabia que traiu a sua própria consciência levado por uma paixão e se viu disposto a encobrir seu pecado com remendos, que a sua posição de regente supremo da nação lhe permitia construir. Não era o legislador, mas acima dele só havia Deus.
Davi possuía poderes para fazer arranjos, mover peças, derrubar peões e impor um cheque mate forçado. Oresultado de suas ações por detrás dos bastidores causou a morte um marido traído, homem de bem e cidadão fiel.

Se abriu com Deus, aquele a quem devia explicações e confessou seu erro. Pediu ao Senhor um coração inabalável, isto é, sem dúbias intenções, do tipo que escolhe o caminho em que deve andar e segue em frente, sem se deixar levar por atalhos, distrações e sugestões. Ele já sabia que a debilidade movida pela fraqueza de propósitos o jogaria, novamente, na lama.

Para fugir das dores da consciência, algumas pessoas tentam conviver amistosamente com a dúvida e dar à ela a primazia e ao mesmo tempo parecerem sábios ou eruditos. Só para explicar o abandono de Deus.

Perderam a fé e subiram no muro onde tentam se equilibrar o máximo possível. Não deve ser fácil andar nesta corda cinzenta e bamba que paira acima do certo e do errado. Esta corda é construída com explicações, conceitos débeis, erros alheios e possíveis posições intermediárias.

Tudo para se convencer de que não abandonou totalmente a fé, nem se jogou de vez na gandaia. Meio lá, meio cá.

Passar a vida inteira construindo sofismas e asfaltos gelatinosos por onde andar, não é nada fácil. Lá no fundo a consciência dói. É a voz de Deus, que você tenta não ouvir, mas não consegue.

Volte para a verdade, pois logo ali está o ponto sem volta.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.