18/01/2012

Autoridade e cobertura impostas ou conquistadas


TEXTO: Mateus 7.29: "porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

NOTA DE RODAPÉ: Os escribas eram considerados naquela sociedade, supostamente teocrática, como os mestres da lei. Durante suas predicas citavam os anti...gos Rabis, para que o seu ensinamento ganhasse peso e autoridade. Esta formula argumentativa fazia parte do currículo adotado pelas escolas rabínicas.

Jesus não se matriculou em nenhuma destas escolas e nem foi treinado a usar esta técnica oratória. Sua sabedoria e capacidade de interpretar a Bíblia era peculiar e por isto impressionava a todos.

Nosso Mestre Maior questionou a interpretação dos Rabis dizendo: "Ouvistes o que foi dito... Eu porem vos digo......" Com isto queria dizer mais ou menos o seguinte: "Ninguém poderá traduzir o que eu disse melhor do que eu". Jesus acusava aos escribas de elaborarem gambiarras hermenêuticas com o fim de fazer com que parecesse que as Escrituras corroboravam suas praticas.

O povo percebia a diferença e dizia que ele tinha autoridade em si mesmo e não como os escribas. Excesso de citações alheias pode indicar incompetência para interpretar a Bíblia, falta de conteúdo e distanciamento da pratica da Palavra. Fazer citações, sem exagero, torna a leitura mais agradável, ilustra a fala e serve como apoio as suas declarações.

Responda isto: Você conhece a Deus só de ouvir falar, ou por experiência própria?

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.