10/01/2012

PODEMOS MATAR QUANDO ESTAMOS EM GUERRA?

1Reis 2:5: E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois capitães do exército de Israel, a Abner filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais matou, e em paz derramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no cinto que tinha nos lombos, e nos sapatos que trazia nos pés.

O sangue derramado durante uma guerra não pode ser cobrado em tempo de paz, a menos que os motivos sejam torpes e firam os tratados internacionais, como ocorreu durante o Holocausto. Joabe foi derrotado durante uma guerra cujos combates seguiram regras aceitas pelos dois lados. A disputa era entre facções e não pessoais. O soldado lutava por uma ideia e nem tanto por si mesmo.

A guerra alimenta os sentimentos mais baixos da natureza humana. Depois que termina, suas marcas destruidoras ficam gravadas não apenas nos escombros, mas principalmente na alma. As perdas materiais podem ser repostas, mas não os amigos, filhos, cônjuges e demais parentes. A dor causada é sempre grande, e caso não saibamos lidar com ela, se transforma em rancor, o rancor azeda e vira ódio, que por sua vez, evolui para a sede de vingança.

Sorrisos plásticos e batidinhas nas costas escondem pensamentos sinistros, planos destruidores e corações apodrecidos. Rescaldo de guerra muito bem guardado, preservado e alimentado. A camuflagem é parte da tática e ajuda a pegar o inimigo desprevenido. Esperar que a paz seja estabelecida por decreto, quando mal terminamos de enterrar os mortos e ainda tratamos dos mutilados, é uma grande falácia.  

Tudo depende da formação diária e continua recebida desde o berço. Davi instruía a seu filho assim: "Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores. Tome cuidado, Salomão, pois o cheiro de carne morta ainda esta no ar, e o assunto esta vivo nos palácios, nos botecos e nas padarias.

Aplique estas palavras a situação e faca justiça. É preciso curar a alma do povo se quisermos manter o Reino unido e cooperar com Deus no estabelecimento de uma Teocracia Eterna.

Caro leitor, provavelmente você não participou do tipo de guerra mencionada aqui. Mas talvez tenha lutado por causas perdidas, viu a família se desfazer e presenciou a ruína de alguns dos seus castelos. Será que ainda carrega um destes fardos antigos? Geralmente ficamos abatidos com o sucesso de quem nos destruiu. Esta amargura nos contamina, nos afunda ainda mais no buraco e nos deixa sem forcas para reagir. Perdemos a fé em nos mesmos e em Deus.

Surpreenda a si mesmo decretando que chegou a hora de acordar, de sair debaixo das cobertas e de deixar de sentir este frio que vem de dentro. O livramento já veio a banda já passou e você, afundado nas suas lembranças, nem percebeu. Jesus esta disposto a fornecer todo o material necessário para reconstruir a sua vida. Comece pelo perdão, pois é por ai que tudo começa.

UBIRAJARA URESPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.