01/02/2013

DEUSES TERRITORIAIS

TEXTO BÍBLICO: Jr 51:41: Como foi tomada Sesaque, e apanhada de surpresa a glória de toda a terra!
 
Como se tornou babilônia objeto de espanto entre as nações! 

COMENTÁRIO: Os babilônios eram panteístas, mas alguns dos seus deuses conquistaram a preferência de seus habitantes. A palavra traduzida aqui como Babilônia é Sheshach, a sua deusa mais proeminente. Um dado histórico relevante mostra que a queda da cidade para Ciro se deu durante os dias em que a cidade festejava em homenagem a sua deusa.

O fato foi de grande repercussão, pois os deuses da época eram extremamente territorialistas. Conquistar uma nova cidade significava a expansão de território para os deuses do exercito vencedor. O território conquistado era marcado com a construção de templos e monumentos. Jeová demarcou Israel como um território exclusivamente seu, se declarava possuidor da Terra inteira e de tudo o que nela contem.

De Jerusalém, ele reinará sobre tudo e todos. Portanto, não faz qualquer sentido transformar nossas batalhas espirituais em conquistas de territórios que já são dele por direito de criação.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.