25/09/2013

BUDA: Conhecer o erro não liberta. Quem liberta é a verdade.



E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

BUDA: Não vencemos o erro acumulando conhecimento a seu respeito. Segundo Jesus, a gente faz isto ao conhecermos a verdade, pois é ela que nos libertará. Foi olhando assim para este tema, que coloquei aqui algumas considerações a respeito do budismo. A intenção é mostrar que suas ciladas mais sutis estão nos pontos de convergência com o cristianismo, fenômeno que ocorre com todas as demais religiões. Estes pontos existem para afastar de Cristo aquelas pessoas que se escandalizariam com ensinamentos que incitassem a violência e a negação de princípios cristãos. Esta técnica visa atrair ouvintes com daquilo que aceitam e gradativamente conduzi-los por caminhos que o afastem de Cristo.


A história conta que Buda nasceu numa família real no Himalaia, mais ou menos 600 anos antes de Cristo. Quando criança, seu pai recebeu a visita de um sábio chamado Asita, que lhe comunicou que o seu filho se tornaria o Salvador da Humanidade.
 

Segundo a tradição budista, recebeu o nome de Príncipe Gautama. Seu pai lhe encheu de conforto e riquezas, mas Gautama entendeu que estes prazeres não traziam a felicidade. Durante o seu processo de aprendizagem, observou que todos os homens estão sujeitos a diversas formas de sofrimento. Em busca de soluções que nos trouxessem livramento, deixou o lar, esposa e filho para ir em busca de iluminação. Tornou-se um eremita em selvas distantes, se privando de alimentos e confortos, mas percebeu a inutilidade disto, pois seu corpo debilitado perdia a capacidade de meditar. Enquanto meditava sob uma árvore, na Índia, Buda recebeu a iluminação, e compreendeu que somente a felicidade espiritual podia tornar os homens realmente felizes. A partir dali iniciou o seu trabalho de salvação da humanidade. Entre seus ensinos constam o abandono da voracidade e o entendimento de que este mundo de sofrimento é apenas um lugar onde todos devem se preparar para as alegrias e felicidades espirituais e eternas.

Ubirajara Crespo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.