02/10/2013

NA MESMA MÃO DE DEUS



13.3-23: Então a mulher entrou e contou tudo ao marido: Um homem de Deus veio falar comigo; seu semblante era como o de um anjo de Deus, sua aparência era temível. Não lhe perguntei de onde era, e ele não me revelou seu nome, 7 mas me disse: Tu engravidarás e terás um filho. Por isso, não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa impura; porque o menino será nazireu de Deus desde o ventre da mãe até o dia da sua morte.
8 Então Manoá suplicou ao Senhor: Ah! Senhor meu, suplico-te que o homem de Deus que enviaste venha até nós mais uma vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que vai nascer. 9 Deus ouviu a oração* de Manoá, e o anjo de Deus foi falar com a mulher mais uma vez, quando ela estava sentada no campo; mas Manoá, seu marido, não estava com ela.

A história está cheia de ocorrências parecidas, mas vividas por personagens diferentes. Mais de uma vez seres angelicais apareceram para mulheres estéreis ou não, anunciando o nascimento de crianças que trouxeram livramento para o povo de Deus. Em comum, o fato de transformaram em pessoas capazes de iniciar um novo ciclo da história bíblica. Sara, esposa de Abraão e a esposa de Manoá.

Acreditamos se tratar de uma Teofania, nome dado pelos teólogos a uma manifestação divina em forma de homem, como interpretou o próprio Manoá: E disse à sua mulher: Certamente morreremos, pois vimos a Deus. Cremos que Manoá estava correto ao entender que falara com o próprio Deus, mas não quanto ao fato de ser passível de morte aquele que a experimentasse. Houve, pelo menos, um precedente do qual deveria se lembrar: Moisés viu a Deus diretamente e alguns dos seus antecedentes também o viram, cada um à sua maneira.
Deus sabe das fraquezas humanas e não se manifestaria a um mortal, espiritualmente despreparado, para o brilho e esplendor que somente veremos quando nossos corpos mortais se revestirem de imortalidade e incorruptibilidade. Jesus, o Verbo de Deus encarnado, andou, viveu e morreu entre nós. Aquele que é totalmente Deus se mostrou totalmente homem. O mesmo que subsistia em forma de Deus, tomou forma humana.

Deus vira homem, mas o homem não vira Deus. A serpente conseguiu implantar esta pretensão em Adão enquanto ocupava o degrau mais alto da escala biológica. “(...) e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Veja mais sobre este assunto em Gênesis 3.5). Adão, o mais magnífico ser já criado, desfrutava de privilégios aos quais não temos acesso ainda. Ele caiu nesta conversa, imitando a terça parte dos anjos e jogou toda a sua descendência no mesmo buraco. O quer nos atrair para a sua rede com astúcia, não surfe nesta onda, por mais lisas que sejam as suas sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.