03/12/2014

Igreja devastada

Assim foi.

"E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas; 33. os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, 36. e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. 37. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38. (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra (Hb 11).

Assim será

A Igreja igreja se transformou em corporação e os pastores se sindicalizaram, passando a exigir seus direitos trabalhistas.

Na esteira destas ocorrências, as ovelhas se tornaram investidores e esperam algum retorno de suas aplicações na bolsa de valores celestiais.
Com o aumento da demanda de previsões de tempos mais estáveis os profetas conquistaram novos espaços. Uma espécie de serviço de meteorologia que só prevê chuvas de bênçãos. Assim nasceu a Teologia da Prosperidade

Esta nova demanda exigiu uma taxa maior de acerto para estas previsões. Isto levou os profetas a ensinarem o povo a profetizar para si mesmos.
— Profetiza! dizem eles.
Isto transferiu a responsabilidade do cumprimento para os fiéis.

A profissionalização do ministério associada a corporatização da Igreja, logo se tornou um tiroteio no próprio pé do sistema. Os dizimistas, agora chamados de investidores passaram a exigir resultados, prestação de contas, auditoria e transparência no uso do dinheiro.

Os pastores, sr transformaram em executores das decisões tomadas pelo conselho deliberativo formado pelos maiores investidores. Uma posição tão bem remunerada, gerenciando tantos recursos, exigirá de seus executivos, uma formação mais sofisticada com ênfase superior em teologia, administração, pedagogia, marketing e psicologia. A preferência será para mestrandos e doutorandos.

Neste ambiente a bênção foi transformada em mercadoria, classificada por ordem de importância e recebeu preço correspondente. A cura de uma dor de cabeça, por exemplo, não custará para o usuário, o mesmo que a cura do câncer ou da paralisia.

Não precisa se preocupar, pois tudo constará em contrato e você poderá adquirir uma garantia extendida com validade para três dias.

Cada pastor deste novo modelo eclesiástico terá o estatus de gerente regional, ganhando comissões e prêmios por cobertura de cotas.

Se você optar por viver pela fé, tudo bem, mas não desfrutará do conforto de templos climatizados, poltronas, bandas Gospel e pregações de astros do púlpitos e pastores profissionais.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.