17/09/2015

A Igreja é cristã ou apostólica.

São muitos os que tentam colocar novos fundamentos para a Igreja cristã. Quando alguém recebe o título de apóstolo, a tal denominação recebe o nome de apostólica, entendendo, que a existência de alguém, que ostente o título de apóstolo, dá para o grupo o direito de usar em sua placa, a marca de apostólica.

A Bíblia não fala de visão apostólica, nem de Igreja apostólica, mas fala de invenção apostolica.

A Igreja foi fundada por Jesus Cristo, que entregou a tarefa de colocar o fundamento, que é Cristo, somente ele, não uma visão, nem mesmo o próprio apóstolo.

Os 12 apóstolos colocavam o fundamento e saíam de cena, entregando a Igreja nas mãos de um Colegiado composto por pessoas a quem chamavam de presbíteros (anciãos). A liderança era compartilhada e não centralizada. Uns atuavam como apóstolos, outros como profetas, mais alguns como evangelistas, pastores e mestres. O chefe era Jesus Cristo.

Depois de posto o fundamento e estabelecida a liderança, continuavam viagem, dando prosseguimento a este mesmo trabalho e completando o processo em cada cidade por onde passava. 

A tática usada não inclui constantes mudanças para alguma cidade, iniciar um penoso trabalho de fundar uma Igreja, preparar a liderança, gastar um ou dois anos para escolher os presbíteros, e se lançar novamente em um novo projeto. Este pessoal prefere o método de abertura de franquias, ou seja a marca religiosa. 

O trabalho do apóstolo passa a ser convencer grupos já existentes a aderir a nova marca religiosa, mudar a placa, preparar o lugar com o conceito visual do grupo e fornece música bem feita, propaganda na TV e alguma supervisão delegada.

O crescimento vem rápido, mas será, que o método é bíblico?

 Atos 20.18. E, tendo eles chegado, disse-lhes: Vós bem sabeis de que modo me tenho portado entre vós sempre, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, e com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa, testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus. Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá, senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.