10/10/2016

Dízimo é uma prática ensinada no Novo Testamento?

A respeito de dizimos e ofertas posso adiantar, que não há muito mais a dizer daquilo que já foi falado, desde a época em que foi instituído (Ml 3.10). Gente muito mais sábia do que eu, passou pela Igreja nestes 2000 de sua existência e falou a respeito. Tenho mais o que aprender do que a ensinar sobre a transferência do dízimo exigido da nação de Israel para a Igreja.

Posso, no entanto, adiantar, que em momento algum, Jesus revogou o que já estava escrito na lei, pois a lei não precisa ser mudada, visto que a nação que deveria obedecê-la não deixou de existir (Mt 5). Jesus criou uma nova entidade orgânica, onde para a qual estendeu o seu significado e aplicação. Durante a dispensação da Graça não quer somente 10%, mas tudo, e o dízimo é apenas uma amostra da nossa disponibilidade dos nossos bens. É tudo dele e somos apenas administradores. 

Este conceito é ilustrado pelo conceito que Jesus transmite ao nos dizer que não devemos restringir a prática do adultério ao mau uso dos órgãos sexuais. Bem ao contrário disso, devemos entendê-lo ao nosso pensamento e ao envolvimento de todo o nosso corpo neste ato infame.

Por extensão, entendemos também, que nem a conta bancaria, ou o bolso dos pastores e apóstolos devem ser confundidos com o que Malaquias chama de casa do tesouro, lugar para onde seriam conduzidos os dízimos e as ofertas. Este lugar, diga-se de passagem, nem sequer existe mais. Há apenas parte de suas ruinas chamada de Muro das Lamentacoes.

Na Igreja primitiva, todo dinheiro e bens trazidos para a Igreja era usado para a manutenção daquilo que consideramos hoje como Casa de Deus, que somos nos (1Co 3.16) e não aplicado em alguma estrutura que nem sequer existia na época.

 A casa do Tesouro, para o judeu era o Templo de Jerusalém, não havia outra casa deste tipo em todo o Israel. Creio que Malaquias falava para os judeus mesmo, pois não era o tipo de profeta que falava para os presentes a respeito do que os ausentes deveriam fazer.

Já existem candidatos demais a posição de depositário de novas e grandes revelações e eu estou fora desta fila, pois já apareço mais do que deveria.


Ubirajara Crespo 
A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.