17/10/2016

Na Pedagogia de Cristo a cátedra não substitui a convivência

Nós, professores, tivemos, na semana passada, um dia para meditar sobre nossa tarefa. Sabemos que a transferência de conhecimento é apenas uma dos recursos para cumprirmos com a missão de montar valores, altitudes e comportamentos. Isto vale ainda mais para professores de teologia.

A informação não é suficiente para a formação de um cristão. Existem instrumentos formadores mais eficazes do que a transmissão de conhecimento. Para a maioria destes instrumentos, a sala de aula não é o laboratório mais adequado para o seu uso. A formada de um discípulo nos realiza quando obtemos resultados visíveis, mas não em uma prova feita em sala de aula, mas na vida.

Experimente ensina na sala da sua casa, no sufôco do trânsito, nas pressões do dia a dia, nos momentos de provocação intensa, nas conversas informais e durante situações não programadas. Tudo isso pode se transformar em oportunidades para imprimir um princípio cristãos no corações de alguém. As oportunidades inesperadas são as mais adequadas, para mostrar como praticar princípios aprendidos em uma sala de aula. Sem dúvida um complemento ao ensino, que não pode ser dispensado.

Se exponha, caminhe várias milhas com seus alunos. Deixe eles descobrirem que você é como todo mundo, e acerta tanto quanto erra o alvo. Não tenha medo de presenciarem seus tropeços, ao vivo e à cores, não esconda os seus defeitos, permita que vejam os seus piores momentos, desde que notem, como você se arrepende, mesmo que o faça tardiamente. Afinal seus alunos precisam aprender, com você, a concertar os estragos causados por suas reações inconvenientes. Não dê a impressão de que Deus só usa super-heróis.

Particularmente, decidi a investir somente na vida daqueles, que estão dispostos a conviver, não apenas com meus acertos, mas também com meus erros. Não vale a pena dedicar meu tempo para aqueles que acham que devo parecer perfeito. A visão bíblica sobre perfeição tem mais a ver com pessoas que estão no processo e não com aqueles que já chegaram.

"Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros" (2Tm 2:2).

Ubirajara C Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.