05/12/2011

CASAMENTO MISTO

TEXTO BÍBLICO: Esdras 9:1: Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus. Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão.
NOTA DE RTODAPÉ: As reformas religiosas propostas por Esdras precisavam se aprofundar ainda mais. Não bastava a reforma material e litúrgica realizada no Templo, era preciso alcançar corações e lares que, na cultura judaica, eram a base maior para o cultivo da sua religiosidade.
Os costumes judaicos foram corrompidos quando as famílias se expuseram a influencia paga, infiltrada pelo casamento misto. A presença de mulheres entre os próprios sacerdotes e levitas, foi um duro golpe desferido contra toda a nação. Esdras iniciou uma pesada reforma em Israel, que certamente preparou o caminho para um avivamento que marcou o regresso do cativeiro. A separação não era provocada pelo racismo, mas fundamentalmente religiosa, pois as nações aqui citadas eram de origem semita, assim como Israel.

TEXTO BÍBLICO: Esdras 9:3. E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito.
NOTA DE RTODAPÉ: Ao arrancar os cabelos Esdras demonstrava a dor provocada pelo avançado estado de degradação espiritual da nação. Todos ali sabiam que fora a desobediência explicita aos mandamentos de Moises, que provocara o desterro, mas escolheram continuar desobedecendo. Povo espalhado não forma uma nação, assim como um Corpo fragmentado, apodrece. As denominações criadas para receber a Igreja dividida, foram comparadas as nações que receberam os israelitas desterrados. Talvez participemos de um retorno ao estado de Corpo de Cristo.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.