22/12/2013

O verdadeiro conto do vigário

Depois de fornecer a Tito uma lista de qualificações capaz de tornar algumas pessoas aptas para liderar uma comunidade, Paulo fornece também o motivo de tantas exigências:

"Pois há muitos insubordinados, loquazes e impostores": Esta mistura de qualidades malignas constrói bombas de vários megatons prestes a detonar toda uma Igreja Local. A Igreja precisa invadir a cidade, antes de ser invadida por ela e lhe fornecer um modo de vida mais que alternativo, "ideal" (Tt 1:10-12).

A loquacidade, tão apreciada no local, é a capacidade de usar seus dotes retóricos para convencer que gato é lebre, urubu é colibri e que comprar terrenos na lua é um bom negócio. Foi assim que a serpente convenceu Eva e a terça parte dos anjos a acreditarem que tinha uma opção melhor do que a de Deus.

A ilha de Creta, devido a índole de seus habitantes, parecia o lugar ideal para a proliferação deste tipo de gente: “Um dentre eles, próprio profeta seu, disse: Cretenses são sempre mentirosos, más bestas, glutões preguiçosos" (Tt 1:12). Ao que parece, toda a escória produzida pela nação israelita, migrou para a Ilha e a transformou em um grande laboratório para as suas alquimias mais perigosas: "... principalmente entre os que são da circuncisão, aos quais é preciso tapar-lhes a boca; porque pervertem famílias inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganho" (Tt 1:11).

Para este tipo de gente, estas manobras parecem perfeitamente justificáveis se produzirem fortuna.

Qualquer semelhança é totalmente propostas.

Ubirajara Crespo

http://bible.com/277/TIT1.12.TB10 Um dentre eles, próprio profeta seu, disse: Cretenses são sempre mentirosos, más bestas, glutões preguiçosos. Bible.com/app

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.