21/12/2013

Qualificações do presbítero uma a uma.

Qualificações do presbítero avaliadas uma por uma.

Tito 1:5-6: Eu o deixei na ilha de Creta para que você pusesse em ordem o que ainda faltava fazer e para nomear em cada cidade os presbíteros das igrejas. Lembre das minhas ordens:
Paulo delegou a Tito a tarefa de escolher os líderes de uma Igreja em Creta e lhe da orientações sobre oa critérios a serem adotados para medir se estavam qualificados para o cargo.

1.O presbítero deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada.
A palavra grega "aneplemptos" usada aqui não exige perfeição, mas que ele não tenha dívidas pendentes, sejam de ordem financeira ou emocional envolvendo mágoa, ofensa, ameaças, vingança, perdão, abuso ou injustiça. O ambiente familiar, envolvendo esposa, filhos, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e demais círculos de relacionamento, são os melhores laboratórios para avaliar este item.
Não ficou claro qual seria o procedimento a ser usado para verificar se o candidato ao episcopado está preparado para o cargo. Neste caso, podemos decidir como fazer. O Serasa é um bom verificador, mas será que podemos recorrer a ele, ou podemos nos deixar levar pela sua postura oratória?

2. "... deve ter somente uma esposa". Podemos tirar desta conta as que ele teve antes de se converter? As amantes e as que aparecerem mais tarde, certamente devem ser incluídas, mas há extensas controvérsia quanto aquelas que o falecido velho homem conquistou. A crucificação pareceu incluir naquele ato tudo o que herdei de Adão, inclusive a variedade sexual.

3. "... os seus filhos devem ser cristãos e não ter fama de maus ou desobedientes". Considero esta exigência como a mais difícil de todas. Aqueles quw ainda estão no processo de educação de aeus filhos não estariam qualificados? Talvez o uso da palavra Presbítero, que significa alguém mais idoso. Estes já criaram seus filhos, que escolheram por si seguir a Jesus, talvez fossem candidatos com maior possibilidade de ocuparem este cargo. Creio porém, que se, comprovadamente, forem fiéis em ensinae suas crianças no caminho em que devem andar, já podemos prever o que acontecerá quando forem adultos.

Aceitar Jesus é facil, mas segui-lo exige um pouco mais de esforço e se espera de quem almeja o episcopado algo mais do que saber discursar.

Ubirajara Crespo
http://bible.com/n/1DIfU Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.