03/05/2014

Armadura turbinada

Salmos 79:12-13: Retribui sete vezes mais aos nossos vizinhos as afrontas com que te insultaram, Senhor! Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores.

A minha primeira impressão, ao ler este versículo é de que Asafe, o salmista, está advogando em causa própria, pedindo o massacre dos seus inimigos. Os versos anteriores, porém, parecem mostrar que ele parecia preocupado com o seu próprio pecado e dos seus antepassados. O que mostra contrição.

Salmos 79:8-9: "Não cobres de nós as maldades dos nossos antepassados; venha depressa ao nosso encontro a tua misericórdia, pois estamos totalmente desanimados! Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, para a glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome".

Parece estar consciente de que seus problemas são uma espécie de cobrança por causa de maldades praticadas por seus antepassados. Apela para a misericórdia de Deus e não para os seus méritos, o que é muito bom para a vida espiritual de qualquer um.

O ambiente era tenso, provocante, perigoso e ainda havia muito sangue de pessoas amadas escorrendo por ali. Quando isto acontece, é preciso se cobrir com uma camada mais grossa de pele, algo capaz de resistir aos golpes do, inimigo. Não adianta recorrer a maquiagens religiosas que fazem com que pareçamos intocáveis.

Se há algo louvável na reação do salmista, tem a ver com a sua sinceridade para admitir que estava machucado, com ódio e vingança.

Salmos 79:4,12: "Somos objeto de zombaria para os nossos vizinhos, de riso e menosprezo para os que vivem ao nosso redor. Retribui sete vezes mais aos nossos vizinhos as afrontas com que te insultaram, Senhor"!

No nosso dia a dia, algumas pessoas nos ferem de propósito, outras são desastradas e esbarram na sensibilidade dos outros, sem premeditar.

Outros estão sempre com pedras estocadas no bolso para qualquer eventualidade. Espero que você não desenvolva esta atitude tão reprovável.
Podemos nos desarmar e deixar a munição maldosa no porão, mas nunca esquecer a couraça em casa. Quanto mais grossa, reforçada e intacta, melhor.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.