30/03/2017

Quer mudar as regras de jogo?

▶ Dt. 6.16. Não tentarás o Senhor , teu Deus, como o tentaste em Massá. Diligentemente, guardarás os mandamentos do Senhor , teu Deus, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que te ordenou.

⏩ #Massá foi onde os Israelitas tentaram trocar as bolas e mudar as regras do jogo, impondo condições para que continuassem a segui-lo. Foi como se tivessem dito mais ou menos o seguinte: — Jeová, meu querido, se você quiser nos manter como seguidores, nos dê água para beber.

Não foi à toa, que #Moisés perdeu as estribeiras e descarregou sua frustração em cima da Pedra, ao invés de falar à pedra, bateu nela com a mesma vara que usou para abrir as águas do Mar Vermelho.

É possível, que #Moisés tenha proposto para Deus, que agisse com mais severidade àquela tentativa do povo, de tomar para si as rédeas da carruagem. Deus, porém, é quem estava testando a paciência do povo, ao atrasar o fornecimento de água. Reações e atitudes contam pontos positivos e/ou negativos nesta relação. Embora não pareça, o Pai nunca permitiu que se cultivasse a sensação de impunidade. Fez isso decretando que a geração, que saiu do Egito, não entraria em Canaã.

Deus deu ao seu povo a oportunidade de provar o seu nível de comprometimento com ele, mas lhes deu água, porque precisava cumprir sua promessa de suprimento total. O Onisciente sabia o que ocorreria mais adiante, sabia também, qual tipo de povo conseguiria conquistar #Canaã e qual geração se tornaria no tipo de gente capaz de assumir as posturas corretas. Tudo o que acontece ali tinha uma finalidade, que nem mesmo Moisés conseguiu discernir.

Quando conseguiu medir a coisa toda, Moisés pareceu sugerir, que a condição básica para receber de Deus o que precisamos não é construída em cima da Oração, da Súplica e do Jejum, mas da obediência. Farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor , para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra a qual o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais (Dt 6:18).

Já recebeu o boletim com as suas notas? Você tem o melhor professor que existe, é o Espírito Santo, se não passar de ano é porque não quis. Deus não deu oportunidade de ficar em recuperação para o rico empregador de Lázaro, a chance de ficar em recuperação, nem a ele, nem aos seus obstinado parentes. Também não dará isso para você, que já teve a vida inteira para decidir e não decidiu.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.