18/07/2017

Estudo Bíblico sobre Juízes, Capítulo por Capítulo

Juízes: 1.18. "Judá tomou também a Gaza, a Asquelom e a Ecrom, com os seus respectivos territórios. Assim estava o Senhor com Judá, o qual se apoderou da região montanhosa; mas não pôde desapossar os habitantes do vale, porquanto tinham carros de ferro".

Os israelitas precisaram abrir caminho, à força, para retomar a posse de sua antiga Terra, e ainda terão de lutar muito por ela, pois neste exato momento não recuperaram muita coisa dela. “Os homens de Judá também conquistaram Gaza, Ascalom e Ecrom, com os seus territórios”. A jornada de retorno de Israel para a Terra prometida não foi uma jornada sonolenta, mas cheia de distrações. Foram quarenta anos em um deserto escaldante, participando de milagres, lutas, provisões no deserto, sandálias indestrutíveis, dez mandamentos, Mana, revoluções internas e ameaças  externas forneceram intensa movimentação.

Neste capítulo vemos algumas das ações de resgate de um território que que já foi ocupado pela sua nação. Durante a retomada de posse, o povo do local era o resultado de uma grande miscigenação étnica distribuída por tribos que disputavam, entre si, o domínio da terra. Não foi sem luta, que Israel efetivou a reconquista da terra, que historicamente lhe pertencia. Gaza é hoje um território palestino, ocupando uma estreita faixa de terra na costa oriental do Mar Mediterrâneo. Ao sudoeste está o Egito (11 km) e Israel ao norte (51 km). Seu território tem 41 quilômetros de comprimento e entre de 6 a 12 quilômetros de largura e sua área total é de 365 quilômetros quadrados.

De lá para cá, passaram mais de dois mil anos e o local ainda é palco de muitos conflitos apimentado por um milenar ódio religioso e racial. Os palestinos são uma espécie de cabeça-de-chave ponte voltada para Israel, com o intuito de dificultar o avanço de um Israel determinado a recuperar todo o território prometido a Abraão (Veja Gn 12).

UbiraCrespo

#estudobíblico #Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.