18/07/2017

O Púlpito

Será que o púlpito é mais sagrado do que o sofá da minha sala, meu escritório, a sombra de uma árvore, ou de qualquer outro local onde se prega a Palavra? Precisamos avaliar a mensagem e o pregador, "menos pelo jeito e mais pelo conteúdo".

Evite avaliar segundo o formato religioso ao qual nos adaptamos melhor. Cada pregador tem o seu estilo pessoal e não deveria tomar a forma imposta pelo público ouvinte, mas insistir em se expressar através da mesma fôrma usada por Deus para construir a sua pessoalidade.

O púlpito é um dos lugares onde mostramos Jesus. Ele sabe, com qual qual cara você deverá apresentá-lo ao mundo. Deus é mais sábio do que a sua denominações inteira, mesmo que ela tenha sacralizado o método e não a mensagem. Não se deixe moldar pelo ambiente, assumindo a postura, que agrada mais. Sisudo para Sisudos, descontraído para descontraídos, emocionante para emociináveis, engraçado para quem gosta de rir, etc, etc, etc.

Há atitudes consideradas impróprias por grupos amarrados por cordas formais. O Se preocupe mais com o conteúdo da Palavra pregada, este sim, é imutável. Afinal, quantas são as caras, que o pregador deve ter, além da sua?

▶ Até que ponto o grupo ouvinte pode exigir, que o pregadores se preocupem mais com a cara do que com o coração ?

▶ Onde estaria o limite de adaptação, tanto do público, quanto do pregador?

Esta é uma situação difícil de administrar, mas acima de tudo, deve estar o amor de ambas as partes, pois ele é o vínculo da perfeição.

Particularmente, creio que o conteúdo é inegociável tanto por parte do pregador, quanto dos ouvintes. Qualquer ligar pode se transformar em púlpito, desde que dois, três ou mil, estejam reunidos em nome de Cristo. O púlpito é todo lugar onde a Palavra de Deus ocupa a total centralidade.

Que assim seja.

Ubirajara Crespo

#pulpito #pregação #mensagem #pregador #pastor

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.