08/07/2018

O Ego nas Alturas

Quer conhecer o caráter de alguém, dê-lhe poder.

Acho que foi Abraão Lincoln quem disse isso. Na minha experiência pessoal, já vi muita gente boa mudar a sua visão da vida ao ser guindado a uma posição de honra e de poder político, empresarial e religioso. Ter a vida de pessoas em suas mãos, enviá-las para onde quiser, ordenar que façam o que dissermos, seja em Nova York, Paris, na Rocinha, em uma tribo de índios, exigir delas fidelidade.

Isto mexe demais com a cabeça das pessoas, por mais bem intencionadas que sejam. Ainda existe quem admite sua incapacidade para caminhar neste terreno e tentam se comportar como se pisassem em ovos.

Cabeças são como ovos, que se quebram mediante um esbarrão mais desajeitado. Uma vez lá no alto, algumas coisas podem cair de suas mãos e quebrar a cabeça de quem rasteja no seu quintal.

Não creio que alguém deva ter uma mega agência religiosa sob seu total controle. O que me fez pensar assim? Jesus, ele mostrou, claramente, que este tipo de poder é concedido pelo Diabo. Foi ele quem ofereceu ao Senhor, o poder de fazer pão, o controle político sobre os reinos da Terra e a direção de uma organização religiosa criada pelo próprio Deus (Mt 4). Se ofereceu é porque estes sistemas estavam sob o seu controle. O pão como mantenedor da vida, o controle político só mundo e o carisma religioso.

Jesus não quis nada daquilo, antes preferiu ser tratado como alguém que nasceu em uma mangedoura, não teve onde reclinar a cabeça, dinheiro, carruagens, helicópteros, cargo de confiança e dinheiro no banco.

Jesus preferiu se esvaziar do que inchar.
Não podemos almejar algo diferente disso e jamais estaremos prontos para pisar na lua, sem o auxílio de equipamento pesado, que nos mantenha agarrados ao chão. Deus sabe, que não resistiremos se formos levados ao pináculo do Templo para receber o mesmo tipo de cantada que Jesus recebeu do diabo. Só precisamos reconhecer nossa incapacidade e evitar entrar neste elevador.

UbiraCrespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.